terça-feira, 26 de junho de 2012

Assis Chateaubriand é foco na piscicultura



Cidade do sudoeste paranaense, torna-se referência regional em piscicultura

Fonte: Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand (PR) por Assessoria
Imagem: Reprodução


Um grupo formado por dez pessoas, composto por piscicultores e diretores de cooperativas de créditos do sudoeste do Paraná, visitaram uma propriedade em Assis Chateaubriand, que possui tanques de peixes no Ramal 110. Com o propósito de conhecerem a realidade econômica e manejo de alevinos, os visitantes tiraram todas as dúvidas com um dos donos da propriedade, Romário Marquardt. O vice-prefeito, José Costa, e o secretário municipal de Agricultura, Maurício Daciulis, receberam e acompanharam a comitiva na visita.
O interesse em conhecer a realidade da piscicultura em Assis Chateaubriand pelo grupo e por outros visitantes partiu de uma reunião realizada recentemente em Foz do Iguaçu, promovida pelo Ministério da Pesca, onde municípios de todo o estado apresentaram dados sobre a criação de tilápias. Na oportunidade, o município se destacou, pois é responsável por mais de 10 por cento na produção do peixe de todo o Paraná.
Conforme o presidente de uma cooperativa de créditos do sudoeste do estado, Luiz Camilo, a finalidade da visita feita por representantes de financiadoras é para conhecer a realidade do sistema de produção de peixes, haja vista que o processo em Assis está bem adiantado. “Estamos tendo uma procura muito grande por parte dos produtores para investimentos na área de piscicultura. Para entrarmos nessa atividade e investir recursos temos que conhecer a viabilidade de retorno para o agricultor. O interesse que uma cooperativa de crédito possui é viabilizar crédito para que o agricultor possa diversificar a propriedade. Podemos confirmar nessa visita que, com certeza, os nossos produtores de lá estão no caminho certo. Claro que precisam aprimorar na área de assistência técnica, parceria, de comercialização, para que tenham seus produtos produzidos com venda garantida”, detalha Camilo.
Revista IPesque