quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ministro empossa seis superintendentes federais da Pesca e Aquicultura



O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, empossou, na tarde desta quarta-feira (30), em Brasília, os superintendentes da pasta em cinco estados – Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Sergipe - e ainda do Distrito Federal. Presentes em todas as unidades da federação, as superintendências representam o ministério, quanto à pesca artesanal, industrial e amadora, além da aquicultura. A solenidade foi transmitida por videoconferência para as superintendências dos novos dirigentes. Tomaram posse José Cícero Dantas (AL), Marlene Alves de Assunção (MT), Luis David Figueiró (MS), Gilmar da Silva Coelho (RS), Heráclito Oliveira de Azevedo (SE) e Sidemeron Campos Silva (DF).
Em discurso, o ministro Marcelo Crivella lembrou a todos que a principal missão do ministério é “facilitar a vida do aquicultor e do pescador”. Citou o exemplo de pescadores humildes que têm dificuldade em renovar a sua carteira e aquicultores que ficam embaraçados com documentos e exigências. Assim, pediu às superintendências que orientem e valorizem estes profissionais.
Crivella salientou que o ministério desenvolverá um programa voltado para a saúde dos pescadores, que incluirá assistência odontológica. Segundo o ministro, muitos problemas de saúde são causados pela atividade profissional, como a excessiva exposição ao sol.
O ministro recomendou que os superintendentes se inteirassem dos trabalhos, experiências e avanços de seus antecessores, para que as ações tenham continuidade. Considerou, porém, natural que as novas administrações tragam inovações e ideias. Marcelo Crivella afirmou ainda que o Brasil tem na aquicultura um “segundo pré-sal”. Para ele, o País precisa produzir mais pescado, com maior qualidade e melhor preço.

Potencialidade

O superintendente Heráclito Azevedo, que estava presente na posse, informou que Sergipe conta com 25 mil pescadores artesanais e desenvolve aquicultura, sobretudo na bacia do rio São Francisco. Lembrou que Sergipe figura hoje como um dos grandes produtores de alevinos (filhotes de peixe) do País, em especial de tilápia e tambaqui. A produção atende a demanda de diversos estados. A aquicultura no estado é realizada através de viveiros escavados na área da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e em barragens do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). As gaiolas (tanques-rede) nos reservatórios estão cultivando 600 peixes por m³. Após quatro a seis meses de cativeiro, os peixes são retirados com 600 a 800 gramas.
Para ele, a piscicultura em Sergipe ainda tem muito espaço para crescer. E um estímulo para isto será a inserção do peixe na alimentação das escolas públicas, uma grande meta de sua gestão.
Por sua vez, Sidemeron Campos informou que a superintendência federal do Distrito Federal tem importantes eventos previstos para este ano, como a Feira de Pesca e Náutica do Distrito Federal. A superintendência atua em toda a Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), que compreende o Distrito Federal e alguns municípios de Minas Gerais e Goiás. Segundo Simenon, as perspectivas são boas para a expansão da aquicultura nesta região integrada de desenvolvimento econômico.
Compareceram à solenidade de posse, o secretário executivo do MPA, Átila Maia da Rocha, a chefe de gabinete, Margarett Cabral, e os três secretários da pasta, Maria Fernanda Nince Ferreira (Aquicultura), Américo Ribeiro Tunes (Monitoramento e Controle) e Eloy de Sousa Araujo (Infraestrutura e Fomento). Também prestigiaram o evento os deputados federais Vitor Paulo (RJ), Márcio Marinho (BA) e Heleno Silva (SE). Elediak Cordeiro, assessor parlamentar, representou Evandro Garla, deputado distrital e secretário nacional do PRB.
Fonte: site MPA