terça-feira, 26 de junho de 2012

Pesca artesanal e industrial responsável no RS



Nema realiza a 2º evento para o público dos pescadores artesanais e industriais das frotas que atuam no RS

Fonte: Jornal Agora por Carmem Ziebell
Imagem: Reprodução
Nema - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental



Tendo como público-alvo os pescadores artesanais e industriais das frotas que atuam no Rio Grande do Sul, será realizada, de 26 a 28 deste mês, em Rio Grande, a 2ª Semana da Pesca Responsável. Trata-se de uma atividade do Projeto Pescadores por Natureza: Caracterização, Monitoramento e Qualificação das Pescarias de Arrasto no Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O evento, que terá apoio da Superintendência do Porto de Rio Grande, ocorrerá na Sala do Pescador, no armazém A-5 do Porto Velho.
Essa é a segunda edição da atividade, iniciada no ano passado e realizada na semana em que é comemorado o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Conforme Juliana Barros, bióloga do Nema, a proposta do evento é valorizar os pescadores e a pesca e também promover a reflexão sobre a importância da prática da pesca responsável. A programação do evento inclui palestras, reuniões, ações de educação ambiental e exposição de fotos do projeto e da rotina dos pescadores. Além disso, serão proporcionados aos participantes serviços como verificação de pressão, testes de glicemia e visão, mais corte de cabelo e assistência jurídica gratuita.
Na quarta-feira, integrando a programação da Semana da Pesca Responsável, haverá reunião extraordinária do Fórum da Lagoa dos Patos no local. Neste encontro, serão apresentados os resultados do projeto do Nema sobre a caracterização dos pescadores e da pesca artesanal de arrasto de camarão.
Revista IPesque