sexta-feira, 6 de julho de 2012

35 duplas já inscritas no Torneio de Pesca Esportiva em Tucuruí

Começa na próxima sexta feira, 13 de Julho e vai até domingo, 15, o IV Torneio de Pesca Esportiva do Lago de Tucuruí, às 20 horas, um evento que faz parte do calendário do turismo paraense e que conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Pesca e Aquicultura, e de várias entidades. São esperadas 75 duplas de participantes. Ano passado, foram 58, a maioria duplas de homens ou mistas. Este ano, tem uma só dupla de mulheres já está inscrita. Até o momento, já estão inscritas 35 duplas, revelou a coordenadora geral do Torneio, Mariana Bogéa. No domingo, haverá também o Torneio Mirim (6 a 12 anos de idade) com a presença de 100 crianças, 70 delas filhos de ribeirinhos, e 30 crianças da cidade e uma homenagem às Mães do Lago. Um mega evento patrocinado pelo Governo do Estado com apoio de várias instituições, sob a coordenação geral da Sepaq, da Assel Nautica e de várias instituições. As Mães do Lago receberão uma homenagem especial no domingo, enquanto a criançada participará de ginkanas, brincadeiras diversas, oficinas e de torneio de pesca esportiva paralelo, também no domingo. A finalidade deste torneio juvenil é para educar à atividade pesqueira, levando em conta a campanha do pesque e solte. Até esta quinta feira, 5, estavam inscritos pescadores de vários estados como São Paulo, Goiânia, Rondônia e Distrito Federal, e dezenas de pescadores paraenses. Além do secretário Henrique Sawaki e do Adjunto Luiz Sérgio Borges, já confirmaram presença os prefeitos de Tucuruí, Breu Branco e Jacundá, e o Secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes. A abertura oficial do Torneio acontecerá na sexta feira,13, às 20 horas, com a apresentação da arbitragem e das autoridades presentes. O inicio da pescaria será às 6 horas de sábado. Neste mesmo dia, equipes da Sema e da Eletronorte ministrarão palestras e ações educativas para crianças de várias escolas da região, brincadeiras e oficinas. No entorno do Lago, há estrutura suficiente para os participantes e convidados, com a oferta de barracas, e o comércio de artesanato e iguarias.O Lago de Tucuruí fica localizado no Km 11 da BR 422, logo na entrada da Vila Permanente. Além do apoio ao torneio infantil e adulto, o Governo do Estado também será o encarregado pela premiação.


O Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí é um instrumento de divulgação do potencial do município para o turismo de pesca esportiva, além de ser a oportunidade de internalizar na consciência de todos, a necessidade de aderir ao movimento do "pesque e solte" . O torneio é realizado pela Associação dos Pescadores Esportivos do Lago de Tucuruí (APELT), sob o patrocínio da própria Associação, da Eletrobrás (Eletronorte), prefeitura de Tucurui, SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), Paratur, Sistema Floresta de Comunicação, cine foto Vaz, Colônia de Pescadores Z-32 de Tucuruí, Odebrecht, engenharia de construção; Dow corning, Sepaq (Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará) e Governo do Estado do Pará.

As inscrições podem ser feitas através do site http://www.tortuc.com.br/ e informações através dos telefones 91 3778 4559 - 94 9136 0237 e 94 8163 3329.

----------------------------------
Sérgio Noronha
Ascom/Sepaq