segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sepaq oferece 7 toneladas de pescado a moradores de Ananindeua


Peixe e camarão vendidos a preços abaixo dos praticados nos mercados foram oferecidos a moradores de Ananindeua durante a Feira do Peixe Popular

Da Redação
Agência Pará de Notícias


Moradores do bairro do Coqueiro participaram neste sábado (7) de mais uma edição da Feira do Peixe Popular, uma iniciativa do Governo do Estado, promovida pela Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq). Foram ofertadas 7 toneladas de pescado de várias espécies e camarão, a preços bem abaixo dos praticados nos mercados. A feira, que pela terceira vez aconteceu no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), foi realizada no Ginásio Almir Gabriel, na Rua Arterial 18, das 8 às 14h.
Quem foi à feira adquiriu peixes, a preços que variaram de R$ 2,00 a R$ 30,00 o quilo. O aposentado Danilo Pereira, morador do conjunto Cidade Nova VI, acordou cedo e aprovou os preços. Ele levou para casa filés de dourada e pescada amarela. "Os preços estão bem acessíveis, porque é difícil conseguir comprar peixe de qualidade a esses valores", disse Danilo.
Segundo o coordenador da Feira do Peixe, Mauro Leite, a proposta de descentralizar os locais de venda de peixe é uma forma de oferecer aos moradores de bairros mais distantes, e de outros municípios, a oportunidade de adquirir o produto a preços mais acessíveis. "Além do Centur, a feira já ocorreu em diversos locais, e também no interior do Estado, permitindo o consumo do produto por uma grande parcela da população", ressaltou.
A Feira do Peixe Popular é resultado da parceria entre o governo, produtores e empresas de pesca. Thiago Pereira, oceanógrado da Sepaq, disse que a feira também deve acontecer em outros municípios, como no período da Semana Santa. Em Ananindeua, segundo ele, "o local facilitou o acesso e evitou as filas".
Para o morador Raimundo Barata, que foi pela segunda vez à Feira do Peixe, a iniciativa é uma oportunidade, para quem mora distante, de comprar o pescado. "Eu acordei cedo e, como na vez anterior, os preços estão bons. Vai dar para levar pelo menos três quilos", contou.
Além de oferecer produtos de qualidade à população, a Feira do Peixe Popular também incentiva o consumo desse tipo de alimento, considerado mais saudável pelos nutricionistas.
Texto: Danielle Ferreira - Secom
Fone: (91) 3202-0912 / (91) 9117-7020/ 8272-3665
Email: danielleferreira@agenciapara.com.br