sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ibama bloqueia exportações de peixe ornamental no Pará


Imagem: Imagem Ilustrativa
Getty Images por Getye1

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) bloqueou na última quarta-feira (4), o acesso de todas as empresas paraenses exportadoras de peixes ornamentais ao mercado nacional e internacional. Segundo o Ibama, o setor estava com as licenças ambientais inválidas. Mais de 40 empresas devem ficar impedidas de coletar os animais na natureza e comercializa-los.
De acordo com o Instituto, a irregularidade na emissão das licenças ambientais foi descoberta pelos analistas ambientais durante uma auditoria na documentação apresentada para exportação e no Cadastro Técnico Federal (CTF). O Ibama informou ainda que a partir desta quinta-feira (5), as autorizações para exportação dos peixes amazônicos de Belém para outros estados e ao exterior já deixaram de ser liberadas, e os embarques foram suspensos no Aeroporto Internacional de Belém.
O Chefe da Divisão de Fiscalização, Paulo Maués, explica que até agora, nenhuma empresa foi autuada, mas quem funcionar sem regularizar seu licenciamento junto ao órgão ambiental estadual poderá ser multado, no valor que vai até R$ 10 milhões.
Revista IPesque