terça-feira, 3 de julho de 2012

Mais de 150 pescadores participam da Semana do Pescador em São Caetano

Com presença inicial de mais de 150 pescadores (só os credenciados no primeiro dia, segunda feira), além de seus famliares, em especial as mulheres pescadoras para quem o dia de hoje, terça feira, é dirigido o evento, a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) deu sequência à Semana do Pescador, que promove em São Caetano de Odivelas (com o apoio do Governo do Estado do Pará), para onde convergem pescadores de vários municipios da região, recebidos pelos técnicos da Sepaq, à frente Carlos Augusto Marques do Rosário, da Coordenadoria de Pesca, e pela Prefeitura Municipal de São Caetano, pilotada pelo próprio prefeito, Rubens de Oliveira Barbalho. Pela Secretaria, que designou um contingente de 21 servidores entre técnicos e suporte tecnológico, orientam a Semana ministrando cursos para os pescadores, numa promoção inédita que representa uma avanço maiúsculo no setor pesqueiro do Estado.
Neste segundo dia de atividades (terça feira), o pescador Manoel da Costa Almeida, conhecido por Valdo, e que foi capacitado pela Sepaq, é o palestrante orientando todos os pescadores, notadamente os caranguejeiros, que são em grande número na região (o Valdo é de São João da Ponta), abordando a questão da "logística de acomodação do transporte do caranguejo vivo" evitando a mortandade que sempre foi crescente. Depois deste curso, esta mortandade caiu para menos de 5% quando anteriormente passava dos 40%. Também foi feita a apresentação do Projeto Autonomia Econômica das Mulheres Pescadoras através da técnica da Secretaria, Chirle Rodrigues. A reunião dos participantes da Semana do Pescador acontece na Colônia de Pescadores Z-4 de São Caetano e o dia de hoje, terça feira, 3, reserva ainda produzir um diagnóstico através de questionários e a promoção do Momento Cultural.
A Semana do Pescador corresponde plenamente aos planos da Secretaria especialmente pelo expressivo número de pescadores presentes e suas familias, as mulhetes que estão engajadas na estrutura familiar e no fomento da pesca na região.
---------------------
Sérgio Noronha
Ascom/Sepaq