sexta-feira, 13 de julho de 2012

Forum de Pesca terá dois dias em Tucuruí

O Forum Estadual de Pesca, idealizado para o desenvolvimento da pesca e aquicultura na região do Lago de Tucuruí, com Desafios e Oportunidades, será realizado nos dias 16 e 17/07 naquele municipio do sudeste paraense, Tucuruí. O principal objetivo é discutir as famosas APAs (Áreas de Proteção Ambiental) que, segundo a coordenadora do Torneio de Pesca de Tucuruí, Mariana Bogéa, "há mais de dez anos a região aguarda que seja elaborado este Plano de Manejo, pois é Área de Proteção Ambiental e precisamos que através dos órgãos o Governo realmente invista", disse. A programação é vasta e na segunda feira, 16, teremos uma palestra do engenheiro sanitarista Paulo Sérgio Altieri dos Santos, diretor da Diretoria de Áreas Protegidas, abordando vários temas como o histórico da formação do Lago de Tucurui, o surgimento da APA em Tucurui; o que é esta Área e para que serve; o licenciamento para as APAs e, finalmente, o funcionamento do Conselho Gestor da APA. O Forum terá ainda várias oficinas que se prolongarão pelo dia seguinte, terça feira, 17, quando  o seminário será encerrado com o almoço e a Plenária Final.
Para Mariana Bogéa, este Forum será muito importante para "fazer o saneamento do Lago e definir áreas para a pesca esportiva e colocar tanques redes o que facilitará o processo de licenciamento".
O Secretário de Pesca do Estado, Henrique Sawaki, e o Adjunto (no exercicio do cargo), Luiz Sérgio Borges, são duas das muitas autoridades que deverão estar presentes. A promoção do Seminário é da Sepaq e da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, com apoio do Governo do Estado.
---------------------------
Sérgio Noronha
Ascom/Sepaq