terça-feira, 21 de agosto de 2012

Feira do Pescado volta a Terra Firme neste sábado


Da Redação
Agência Pará de Notícias


O cardápio do almoço deste final de semana na Terra Firme será peixe. Isso porque, neste sábado (25) acontecerá a Feira do Pescado em um dos bairros mais populosos de Belém. A venda do produto com preços mais acessíveis promete lotar a quadra coberta da Paróquia de São Domingos Gusmão. A expectativa da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), que realiza o evento, é de que sejam comercializadas oito toneladas de peixes e camarão durante o evento.
A Feira do Pescado, que acontece desde setembro de 2011 em diversos bairros da Região Metropolitana, já está em sua 11ª edição. É a segunda vez que o comércio acontece no bairro da Terra Firme, a primeira ocorreu durante a Semana Santa, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O diferencial desta edição é que o pescado será comercializado em uma área mais central do bairro, que congrega um número maior de moradores e até de bairros vizinhos, como o Guamá. A descentralização da Feira, que costuma acontecer no Centur, faz parte dos planos da secretaria em atingir um público maior.
“A expectativa é de que batamos o recorde de comercialização de pescado aqui na Terra Firme, a média de venda da Feira é de cinco toneladas, esperamos alcançar oito neste sábado. Para tanto contamos com o apoio do Sinpesca e da Paróquia de São Domingos Gusmão, que cedeu o espaço e vai trabalhar no dia da Feira. O pescado comercializado será vendido a um preço 10% mais barato do que o praticado no mercado. O evento garante que o produto saia do fornecedor direto ao consumidor, sem atravessadores”, explicou Mauro Leite, gerente comercial da Sepaq.
No mês passado, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) fez um levantamento que indicou queda de 18% no preço do pescado no Pará. No entanto, algumas pessoas ainda sentem dificuldade em consumir o produto por causa dos preços. É o caso de Maria Rosinete Cardoso, dona de casa e moradora da Terra Firme, que irá aproveitar a oportunidade para abastecer a geladeira e a família. “Lá em casa todo mundo adora peixe, mas não compramos com muita frequência por causa dos preços. A Feira acontecendo aqui na paróquia é muito bom, pois é um lugar que todo mundo do bairro conhece. No sábado eu venho cedo garantir meu peixe, quem sabe até compro um camarão pro almoço do domingo”, disse.
Além de descentralizar o evento, levando para outros bairros de Belém, a Sepaq planeja a realização da feira em outros municípios do Pará e num espaço menor de tempo. Júnior Terra, engenheiro de pesca da Sepaq, comemora as novidades e a realização do evento na Terra Firme, o bairro onde nasceu e cresceu. “A partir da demanda da sociedade, a secretaria resolveu descentralizar o evento. Ainda temos uma nova meta, que é conseguir realizar o evento a cada 15 dias e estender a Feira para o interior do Estado. É uma iniciativa importante que estimula o comércio e o consumo do pescado. Para mim a Feira deste sábado é especial, a Terra Firme é o meu bairro de nascença, cresci perto da Paróquia de São Domingos Gusmão e estou muito feliz em trabalhar nesta ação”, afirma.
Seis funcionários da Sepaq e quatro pessoas da comunidade trabalharão no dia da Feira na Terra Firme. Raimundo Pereira, morador do bairro e funcionário da Paróquia, é um deles. “Quando aparece uma oportunidade dessas, que ajuda a população, a gente tem que participar. O preço está realmente menor e isso facilita muito pra nós, que às vezes não temos dinheiro para comprar no mercado. Nesse sábado vou ter trabalho redobrado, mas é pro bem da minha comunidade, faço com gosto”, avalia. A Feira do Pescado será realizada neste sábado (25) na quadra coberta da Paróquia de São Domingos Gusmão, na Terra Firme, de 8h às 14h. Serão comercializados peixes e camarão congelados.

OBS - Veja tabela dos produtos que estarão à venda sábado na Feira no post acima.
Texto: Julia Garcia - Secom
Fone: (91) 3202-0912 / (91) 8847-2281