quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reunião discute desenvolvimento da pesca esportiva no Pará


Um segmento que vai crescendo com muita intensidade e ganhando proporções internacionais é o da pesca esportiva no Pará, dono de um expressivo potencial quando promove torneios esportivos como os de Tucurui, Jacundá, Altamira, Oriximiná, e tantos outros, em regiões sempre ricas em peixe, mas necessitadas de um fomento maior quanto ao hábito do "pesque e solte" e também com a infreaestrutura que têm estes municipios.
A reuinião desta quinta feira,9, na Secretaria de Pesca e Aquiicultura do Pará (Sepaq) foi comandada pelo secretário adjunto, Luiz Séregio Borges, e teve as presenças da representante da Secretaria de Turismo do Pará, Conceição Silva; do coordenador da Regional de Tucurui, da Sepaq, Francimauro Gilberto; do Coordenador do Núcleo de Assessoria Técnica da Sepaq, Lahire Figueriredo, e da representante da Apelt(Associação de Pesca do Lago de Tucuruí), Mariana Bogéa.
O principal assunto foi o desenvolvimento da pesca no Lago de Tucurui e em municipios da região, onde também se promovem torneios, e foram apresentadas sugestões e ações para robustecer a cada ano referidos torneios. Luiz Sérgio frisou sua preocupação com a conscientização também da população de cada municipio e das condições básicas para que cada torneio tenha meios para sua realização. A representante da Associação, Mariana Bogéa, destacou a importância da construção de Sitios Pesqueiros, ao que foi informada pelo secretário adjunto de que já pautou o tema para uma reunião com o Ministro José Crivela, mas precisa de estudos técnicos a fim de ponderar junto ao Ministério e conseguir verbas para os diversos atendimentos. Nas fotos, aspectos da reunião.