terça-feira, 7 de agosto de 2012

Seminário Internacional sobre manejo do pirarucu começa nesta quarta feira

O evento contará com a presença da Sepaq através de seu secretário Henrique Sawaki e da diretora de pesca, Jossandra Pinheiro, que viajam para Manaus.


O Instituto Mamirauá inicia nesta quarta feira, 8, e conclui no dia seguinte, o 1° Seminário Internacional sobre Conservação e Manejo de Pirarucu em ambientes naturais. Na quarta feira, o dia será dedicado à apresentação das bases científicas para o manejo de pirarucu, com explanação dos conhecimentos gerados ao longo da última década, que envolveram pesquisas sobre a biologia e ecologia do peixe.
Experiências do manejo participativo na Amazônia serão apresentadas por representantes da região de Fonte Boa (interior do Amazonas), das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauã, Amanã e Piagaçu Purus, do Lago Cuniã (em Rondônia), da Reserva de Desenvolvimento Extrativista Auati-Paranã, e dos estados do Acre, Pará e Tocantins.
As inscrições poderão ser feitas no local do evento no dia 08/08, a partir das 8h00.

A relação com o pirarucu, no Pará, terá abordagens da professora Caroline Arantes, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia no Pará; do secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Henrique Sawaki, e do superintendente da Pesca no Pará, Alberto Leão, conforme a seguinte programação, já no segundo dia do evento:

10:40 - 10:55 Caroline Chaves Arantes
Iniciativas de manejo da pesca de pirarucu no Pará: o que está sendo feito?
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – PA

10:55 - 11:10 Henrique Sawaki
O papel da SEPAQ no processo de regulamentação da pesca de pirarucu no Pará
SEPAQ - PA

11:10 - 11:25 Luiz Vinhote Ferreira
Visão dos pescadores sobre a regulamentação da pesca e implementação do manejo de pirarucu no Pará

MOPEBAM

11:25 - 11:40 Carlos Alberto da Silva Leão
O papel do MPA no processo de regulamentação da pesca de pirarucu no Pará
MPA-PA