quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Peixe sem espinha, através de uma técnica especial

Em Manaus, feirantes aprendem a `ticar` o peixe para o consumo


Fonte: A Crítica
Imagem: Reprodução
A Crítica por Euzivaldo Queiroz


Limpar o peixe e deixá-lo sem espinha para o consumo, e ainda aumentar a renda, com a comercialização do filé do pescado para restaurantes em Manaus, essa é uma das possibilidades que estão sendo oferecidas aos feirantes da capital amazonense. A Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) está realizando um curso que ensina os feirantes a tratar e “ticar” o peixe.
O feirante Edson Luniery Porto, 25, treina a retirada das espinhas do pescado há três semanas e afirma que no início não tinha muita habilidade, mas com o esforço e determinação está conseguindo realizar o curso com êxito. “Eu não tinha muita pratica, e agora com esse curso pretendo vender os pescados a restaurantes em Manaus”, conta.

Técnica

Assim como Edson, outros trabalhadores tiveram a oportunidade de participar do curso gratuito realizado neste sábado (18), na 15ª edição da Feira da ADS, onde se comercializam produtos regionais com preços acessíveis.
A instrutora Ana Caroline Pacheco Moura, diz que qualquer pessoa pode aprender a retirar a espinha. Essa ação é popularmente conhecida pelos amazonenses como “ticar”. "É bem fácil e todos com atenção podem aprender, ministramos o curso tanto para os produtores e pessoas da área, como também para as donas de casa que querem praticidade ao cozinhar", explicou.

Evento

O presidente da ADS, Valdelino Cavalcante, informa que o curso é gratuito e acontece todos os sábados em diferentes feiras na cidade. “O objetivo é proporcionar uma renda extra aos produtores que fazem deste tipo de trabalho. Eles vão poder contar com mais uma nova oportunidade para escoar sua produção, além de buscar a satisfação dos consumidores”, revela.
A 15ª Feira foi realizada no pátio do Cassino dos Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica em Manaus (Cassam), na Avenida Presidente Kennedy, bairro São Lázaro, Zona Sul de Manaus.
Público
De 2008 a 2011, as Feiras de Produtos Regionais mantidas pelo governo estadual receberam um público de cerca de 500 mil pessoas. Nesse período foi movimentado recursos na ordem de R$ 13 milhões.
Revista IPesque