quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Incentivo para a piscicultura



No Amazonas, projeto busca diversificar e aumentar a produção de pescado na região

Fonte: D24am com informações da Assessoria
Imagem: Reprodução
D24am

A Unidade Local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) de Uarini implantou, em parceria com a Unloc de Tefé, três Unidades de Observação (U.O.) para criação de tambaquis.
O projeto surgiu com a iniciativa da equipe da Unidade Local e dos produtores do quilômetro 14, próximo ao rio Copacá, para diversificar e aumentar a produção de pescado na região. Constituído de três fases, a primeira consta a revitalização das barragens, já existentes, e a construção do berçário; a segunda com a aquisição dos alevinos e a criação; e posteriormente da comercialização dos peixes nos grandes mercados.
“Buscamos o apoio da equipe do Idam de Tefé, que tem grande experiência nessa atividade. Eles disponibilizaram o engenheiro de pesca Cristiano Amorin, para acompanhar todo processo de revitalização das barragens e implantação dos berçários até o transporte e entrega dos alevinos”, disse Manoel da Silva, gerente da Unidade Local do Idam de Uarini. “Com isso, trocamos experiências com o intuito de melhorar a assistência técnica aos produtores de Uarini”.

Incentivados

Utilizando recursos próprios, três produtores locais adquiriram mil alevinos, oriundos de Tefé, com a expectativa de que até a primeira quinzena de agosto esse número aumente para 4 mil alevinos. A estimativa é que a despesca seja feita quando os peixes estiverem pesando cerca de 5kg/cada e assim conquistar o mercado em Manaus.
“Estamos testando criar peixe, acredito que vamos ter sucesso. Com o apoio do pessoal do Idam, vou trabalhar para ganhar um pouco mais de dinheiro. Se Deus quiser vai dar certo, quem sabe no futuro posso procurar crédito para melhorar a minha produção”, disse Geraldo Pereira Cavalcante, um dos produtores beneficiados.
A parceria do trabalho entre os técnicos do Idam das Unlocs de Uarini e Tefé favoreceu para que esse projeto fosse implantado com solidez, mesmo estando em fase de testes. Com isso o produtor acaba diversificando suas atividades nas propriedades.
Revista IPesque