sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Grupo da Amizade Brasil-França estabelece ação conjunta de combate




O secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Estado do Pará, Shidney Rosa, o secretário de Pesca e Aquicultura do Estado, Henrique Sawaki, e o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, participaram de uma reunião, na tarde desta sexta-feira, 9, com o Embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, e uma comitiva formada pelo presidente do Grupo de Amizade Brasil-França, Roland Du Luart, os senadores René Beaumont (Saône-et-Loire), Georges Patient (Guiana Francesa), Alberic de Montgolfier (Eure-et-Loir) e Jean-Etienne Antoinette (Guiana Francesa), o Cônsul Honorário da França em Belém, Bruno Stefani, a Cônsul Geral do Brasil em Caiena, Ministra Ana Lelia Beltrame, e outras autoridades desse departamento ultramarino francês.



O grupo foi recebido no auditório da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq), onde foram debatidos temas referentes a várias questões de interesse dos dois países, com foco especial para a segurança, envolvendo a imigração ilegal de brasileiros para a Guiana e a invasão dos limites marítimos para pesca ilegal em águas brasileiras.



No encontro, as autoridades presentes alinhavaram um acordo para uma ação ostensiva e conjunta de combate a esses dois problemas. A presença de barcos pesqueiros flagrados pela Marinha Brasileira em águas nacionais, principalmente no período de defeso de algumas espécies, foi umas das preocupações relatadas pelo diretor da Federação da Indústria da Pesca do Pará, Ivanildo Pontes.



"Esperamos que sejam adotadas medidas concretas para solucionar esse problema, incluindo a identificação desses barcos. No Pará existem apenas 150 embarcações para a pesca industrial, mas se formos levar em consideração esses barcos que navegam ilegalmente em nossa costa, esse número quase triplica", informou.



Sidney Rosa explicou que já estão sendo estudadas a implantação de uma nova rota que leva até o município de Santarém, no Baixo Amazonas, e também a construção de duas pontes - uma sobre o Rio Jari e outra sobre o Rio Oiapoque, no Amapá - que permitirá a ligação daquele estado com a Guiana Francesa. O Embaixador Yves Saint-Geours destacou a preocupação das autoridades guianenses com relação à imigração ilegal de brasileiros atraídos pela possibilidade de ganhar algum dinheiro nas áreas de garimpo.



O secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Estado também adiantou que o governo paraense levará ao Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte - que reúne secretários de Segurança dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará, Amapá e Tocantins, além de dirigentes e integrantes das Polícias Civis e Militar, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros e Ministério da Justiça - um relatório da reunião para que sejam avaliadas as medidas passíveis de aplicação nos dois casos
Atuou como intérprete e tradudora Layra Abreu.Os diretores da Sepaq, Luiz Sérgio Borges, administrativo-financeiro, e Alfonson Rio, diretor de Aquicultura também estiveram presentes.
Participaram da mesa que comandou os debates: YVES SAINT-GEOURS, Embaixador da França no Brasil; Sidney Rosa, Secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Estado do Pará; Henrique Sawaki, Secretário de Pesca e Aquicultura do Estado; Luiz Fernandes, Secretário de Segurança;  ROLAND DU LUART, Presidente do Grupo de Amizade Brasil-França; RENÉ BEAUMONT, Senador – Saône-et-Loire; ALBÉRIC DE MONTGOLFIER, Senador – Eure-et-Loir; GEORGES PATIENT, Senador – Guiana Francesa; JEAN-ETIENNE ANTOINETTE, Senador – Guiana Francesa; CLAIRE BRESARD, Secretária Executiva do Grupo de Amizade Brasil-França; Capitão de Mar-e-Guerra FABRE, Comandante da Zona Marítima da Guiana Francesa; Capitão de Mar-e-Guerra DOISY, Adido de Defesa da Embaixada da França no Brasil; BRUNO STEFANI, Cônsul Honorário da França em Belém; e MinistraAna Lelia Beltrame, Cônsul Geral do Brasil em Caiena. Nas fotos, aspectos da reunião.