quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Produtos da aquicultura sobem de cotação

A aqüicultura mundial vem crescendo aceleradamente, saltando da significância de 3.9% em 1970 para 32.4% em 2004 (FAO, 2006), representando cerca de um milhão de toneladas (t) e 59.4 milhões de toneladas (t), respectivamente. Comparativamente, o setor vem apresentando taxa de crescimento de 8,8% há várias décadas, relacionada com 1,2% da pesca e com a criação pecuária de 2,8% (FAO, 2008).


No Brasil, em relação com a produção total de pescado, os produtos oriundos da aquicultura participam com 25,6%, ou 257.780 t (2005) e 271.695 t (2006), do total, vindo a maior parte deste volume da aqüicultura continental (Revista Intertox, 2009)

No Estado do Pará os valores de produção da pesca extrativa industrial (21,1%) e artesanal (77,3%) sobrepõem os 1,6% da produção aquícola (Ibama (2008). Isto mostra que apesar do empenho do governo em aumentar essa produtividade, ainda há muito o que se buscar para que a atividade aquícola alcance índices seguros de produção e que o objetivo de fornecer proteína animal de elevado teor nutricional, principalmente às populações carentes, seja alcançado de maneira eficiente, menos oneroso e em curto prazo.

A SEPAq na busca pelo aumento da oferta e pelo desenvolvimento da Aquicultura no Estado, promove linhas de atendimento ao criador individual e em formas associativas, às prefeituras municipais além de instituições parceiras como a EMATER/PA, SEBRAE, etc.. com informações e ações técnicas de mão de obra qualificada.

Dentre os projetos executados pela SEPAq destaca-se o PROJETO IPIRÁ, objeto de convênio firmado com a ELETROBRÁS/ELETRONORTE o qual vem sendo desenvolvido no lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí visando a Produção Sustentável de Peixes em Tanques-Rede no Parque Aquícola de Breu Branco III. Este projeto está em fase de implantação e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de famílias de pescadores atingidas pelas obras da UHE-Tucuruí.

O projeto está sendo desenvolvido através do convênio firmado e em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA, as Prefeituras Municipais de Breu Branco e Prefeitura Municipal de Tucuruí, Cooperativa Mista dos Pescadores, Trabalhadores Rurais Urbanos e Extrativistas do Lago da UHE de Tucuruí LTDA – COOPAB e Cooperativa dos Pescadores Artesanais e Aquicultores de Tucuruí e Região LTDA – COOPAT.

São beneficiárias do projeto 325 famílias, das quais 312 já foram capacitadas e estão inseridas no nas atividades. Cada família detém e maneja oito (8) tanques-rede com capacidade de volume total de 12 m³ (3,00m x 2,00m x 2,00m ) e com área útil de 10 m³ , com capacidade para 50 peixes/m³, objetivando a meta de 500 a 600 kg de peixe/tanque-rede.

A espécie alvo do cultivo é a Pirapitinga (Piaractus brachypomus, Cuvier 1818) criada em tanques-rede. A produção estimada é de 1.560 T por ciclo de cultivo.

As atividades de povoamento dos tanques-rede iniciaram-se em março de 2011 e estão sendo realizadas de forma contínua dentro das condições estruturais, técnicas e de apoio que estão disponíveis. Os animais estão tendo o desenvolvimento acompanhado pelo corpo técnico a SEPAq e da ELETROBRÁS/ELETRONORTE, os quais também realizam apoio geral ao andamento do projeto. No projeto está prevista a despesca para comercialização para o mês de novembro de 2011.
A participação da SEPAq durante a Semana Santa com a oferta de pescado é muito importante, haja vista o deslocamento de mão de obra aos diversos pontos de venda dos produtos e a coordenação das ações no processo.
A SEPAq está ampliando suas ações, principalmente no que diz respeito à informação. Atualmente, está facilitando a publicação de cartilhas explicativas sobre o cultivo de peixes e tartaruga-da-Amazônia, além da Logística para transporte de caranguejo-uçá, assim como de técnicas já testadas experimentalmente para facilitação do manejo nas espécies trabalhadas .

A SEPAq tem sob sua responsabilidade o gerenciamento dos CIAq’s (Centro Integrado de Aquicultura) localizados estrategicamente nas microrregiões do Salgado (Curuçá/Curuperé)), Nordeste Paraense (Terra Alta) e Baixo Amazonas (Santarém/Santa Rosa).

O CIAq (Centro Integrado de Aqüicultura) de Terra Alta tem como estrutura física em funcionamento viveiros de terra utilizados para estocar os reprodutores e os alevinos.

Alem do trabalho de produção de alevinos a estação recepciona diversas instituições como UFPA, UFRA, IFPA e Escola da Pesca para fornecer estagio na área de reprodução induzida e acompanhar as demais atividades da estação.

Nos CIAq’s é feita a reprodução por hipofisação de espécies nativas (tambaqui e curimatã), indicadas para a Piscicultura, onde é feita a comercialização. A SEPAq também opera na doação de alevinos tanto para criadores como para instituições de pesquisa, fomento e extensão, destacando os municípios de Cametá, Castanhal, Terra Alta, Bujarú, Vigia, Bonito, Capitão Poço, Ourém, Santa Barbara, Curralinho, Marajó, Santa Izabel e Benevides.