quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Saiba mais sobre o Projeto Golfinho-Rotador

A missão do Projeto Golfinho-Rotador é desenvolver ações de pesquisa, educação ambiental e envolvimento comunitário em prol da conservação dos golfinhos-rotadores, de Fernando de Noronha e da biodiversidade marinha. Os objetivos são ampliar o conhecimento científico sobre golfinho-rotador; sistematizar o armazenamento e a gestão de dados pertinentes; promover divulgação dos resultados das pesquisas junto à comunidade científica; promover educação ambiental em Fernando de Noronha; promover capacitação profissional para que a população noronhense se beneficie do turismo; incentivar ações em prol da cultura e do esporte na ilha; subsidiar e implementar políticas públicas e instrumentos de conservação da biodiversidade de mamíferos aquáticos e de ecossistemas recifais; apoiar a gestão do Parque Nacional Marinho e da Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha, bem como de outras unidades de conservação nacionais de relevante interesse para a conservação de mamíferos aquáticos e de ecossistemas recifais; e divulgar as ações junto à mídia e aos demais públicos de relacionamento.


METODOLOGIA DE TRABALHO

Em função de fatores como disponibilidade de recursos financeiros, de equipamentos, de espaço para alojamento e de equipe, o Projeto Golfinho-Rotador foi incorporando aos poucos novas etapas metodológicas. Atualmente, dispõe do que considera o mínimo necessário para ser um programa de conservação da natureza, desenvolvendo atividades de pesquisa científica, orientação à visitação, criação de legislação específica, fiscalização ao cumprimento da legislação, educação ambiental e envolvimento comunitário.

AÇÕES

O Projeto Golfinho-Rotador executa suas ações por meio de três programas: pesquisa, educação ambiental e envolvimento comunitário. Veja, a seguir, o detalhamento desses programas com as informações necessárias para entender como o projeto atingiu os resultados científicos.

A pesquisa

O Programa de Pesquisa do Projeto Golfinho-Rotador consiste no estudo da história natural dos golfinhos-rotadores por meio de setes subprogramas: ocupação e distribuição de cetáceos, ecologia comportamental, catalogação dos golfinhos, caracterização genética, interação do turismo com os golfinhos, comportamento trófico e Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos.

O monitoramento da Baía dos Golfi [(José Martins da Silva Júnior)] nhos

A Baía dos Golfinhos foi monitorada por meio do registro da ocupação da enseada pelos rotadores entre 10 de janeiro de 1991 e 23 de agosto de 2011, com esforço amostral em 5.323 dias, totalizando 35.589 horas de observação, com uma média diária de mais de 7 horas de estudo em campo. Para este subprograma, são executadas observações ponto fixo do Mirante dos Golfinhos, com análise comportamental de registros escritos, fotográficos, videográficos e bioacústicos.