quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Luz Vermelha para o turismo nautico

 Apesar do trabalho do Projeto Golfinho-Rotador, o turismo náutico tem impactado no deslocamento dos rotadores para uma nova área: a Baía de Santo Antônio e Entre Ilhas. Entre 1991 e 2005, os golfinhos ocupavam a Entre Ilhas em 30% dos dias do ano; enquanto que em 2006 e 2007, essa frequência passou a ser de 50% dos dias do ano. Em 2008 e 2009, esse percentual subiu ainda mais: 90% dos dias.
Em 2010, foram registrados golfinhos-rotadores descansando na região Entre Ilhas em 95% dos dias, enquanto que na Baía dos Golfinhos o tempo de permanência caiu para menos de 3 horas por dia em média, contra 8 horas nos primeiros dez anos do Projeto Golfinho-Rotador. “Esse é um primeiro alerta de que os rotadores podem ir embora de Fernando de Noronha. Se não fosse o Projeto Golfinho Rotador, que protege essa população, os rotadores já teriam saído da ilha”, diz José Martins.
Segundo o coordenador do projeto, observou-se uma clara diminuição do tempo de permanência dos rotadores na Baía dos Golfinhos ao longo dos anos de estudo, principalmente a partir de 2003. Diminuição esta com correlação negativa (r=-0,120; p=0,005) com o tráfego de embarcações de turismo defronte à enseada, principalmente nos dias em que Fernando de Noronha é visitada por cruzeiros turísticos.
Agora, com a perspectiva do atracamento de um novo navio maior, o Ocean Dream, com capacidade para 1.350 passageiros, ao invés dos 700 dos navios que operavam anteriormente, os impactos sobre os golfinhos certamente aumentarão.