quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Modelo ganhou o Prêmio Procel nacional


O modelo de construção do prédio-sede do Centro Golfinho-Rotador ganhou o Prêmio Procel nacional pela preocupação com o consumo de energia mais consciente. O projeto prevê a melhor circulação de ar cruzada, para evitar o uso de condicionadores de ar; aberturas para amenizar a incidência solar; projeto hidrossanitário com reuso das águas pluviais por calhas e cisterna; e projeto elétrico com aquecimento solar das águas dos chuveiros, entre outras preocupações sustentáveis.
Na construção, foram usados materiais certificados e reciclados, cobertura de telha Tetrapak (reciclagem de tubos de pasta de dentes), forro de painel OSB (madeira de reflorestamento) e caixa de descargas econômicas.
“Conforme diretriz da Política Ambiental do Projeto Golfinho-Rotador, por meio do programa de sustentabilidade, foi estimulado o emprego de práticas sustentáveis nas hospedarias domiciliares e nos supermercados, bem como na sede e nas rotinas de trabalho, como exemplo da viabilidade de uma vida mais sustentável em Fernando de Noronha”, diz o coordenador do Projeto-Golfinho Rotador, José Martins.
Ainda segundo Martins, o projeto arquitetônico da sede atende às legislações locais e federais e outros requisitos, com o gerenciamento correto dos seus aspectos e impactos significativos de sustentabilidade. “Usamos processos construtivos e materiais sustentáveis em nossas instalações, como máximo da luz natural, da ventilação e da captação de água de chuva, telhado branco de embalagem tetrapak (reciclado), contribuindo para a diminuição do aquecimento global, separação do nosso lixo”, lista ele.
Além disso, destaca o coordenador, o Projeto Golfinho-Rotador adota em suas instalações produtos de limpeza biodegradáveis, elaborados pela própria equipe a partir de componentes naturais, monitoramento e registro do consumo de energia elétrica, água e da produção de resíduos, consumo racional de energia elétrica, com aquecimento solar nos chuveiros, utilização de equipamentos, acessórios e lâmpadas de baixo consumo energético, projeto paisagístico e de recomposição ambiental com plantas endêmicas e frutíferas, emprego das podas e varrição do jardim na compostagem, assim como restos dos alimentos consumidos pela equipe, política de compra de produtos e serviços ecologicamente adequados e que ajudem a promover uma sociedade mais justa e saudável. Para completar, toda a madeira do prédio é certificada e de reflorestamento, e o projeto arquitetônico do prédio minimiza a impermeabilização do solo.