domingo, 25 de setembro de 2011

Semana do Peixe encerra com sucesso na Feira do Centur


A Semana do Peixe teve um grande desfecho de encerramento através da Feira do Peixe Popular, realizada neste último sábado (24), na Fundação Tancredo Neves (Centur). Mais uma vez, a população compareceu em peso e em apenas um único dia, cerca de quatro toneladas de peixes e camarões foram vendidos. Isso sem contar com a comercialização de mais de 1250 caranguejos. “Essa ação mais uma vez consolida a ideia de que a população precisa de incentivos para consumir mais o pescado, pois ela se mostra totalmente a favor de ações como essa. As pessoas comparecem, se sentem satisfeitas em consumir um alimento nutritivo e gostoso. Agora é trabalhar para que a feira possa ser realizada mais vezes ao longo do ano”, destacou o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Henrique Sawaki.

Para o secretário de Planejamento e Ordenamento do Ministério da Pesca, Eloy de Souza Araújo, que veio direto de Brasília para participar da Semana do Peixe no Pará, a parceria entre a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) e a Superintendência da Pesca foi fundamental para agregar a população às ações da semana, através da Feira do Peixe Popular. “É importante a popularização do consumo de pescado feito de forma higiênica, com a garantia de um produto de qualidade. Permite a consumação de um produto inerente ao próprio Estado. Não se vê um mercado de peixe como o Ver-o-Peso possui em outros Estados. E nem a variedade de peixes aqui existentes”, ressaltou.

Teve gente que não perdeu um dia de feira sequer. Foi o caso da doméstica Rosângela Santos, que chegou a ir quatro vezes no sábado passado (17), duas vezes no domingo (18) e mais uma vez estava na fila neste sábado (24). “Eu vou comprando pra mim e pros outros. Então entro várias vezes na fila. É mais em conta, né? Não dá pra perder essa oportunidade. Vou fazer um banquete de pescada com leite de coco neste domingo, que é baby chá da minha neta, que está grávida de gêmeos. Sempre que tiver essa feira eu venho aqui, quantas vezes for preciso”, contou.