sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Venda de peixe popular sábado e domingo no Centur

O objetivo da Campanha é ressaltar a importância do consumo regular de pescado para uma alimentação saudável


O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com o Ministério da Saúde, está realizando desde o dia 11 até 24 de setembro a Semana do Peixe. A 8ª edição da Campanha tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente com foco na alimentação saudável. O lançamento da Campanha aconteceu no domingo (11/09), às 9h, no Mercado do Peixe São Pedro em Niterói – RJ. A Semana conta com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Entre as entidades parceiras está a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que coordenam as ações de promoção de pescados organizadas por seus afiliados.

No Estado do Pará, a campanha é realizada em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura, que está fazendo a divulgação da campanha em feiras na capital do Estado. Além disso, será realizada nos dias 17, 18 e 24/09/2011 das 08:00 às 14:00 horas a feira do peixe na Fundação Tancredo Neves – CENTUR, onde a população poderá comprar pescado de qualidade a preços acessíveis.

Durante a campanha, estão sendo distribuídas cartilhas aos consumidores contendo informações sobre os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado, diversas receitas regionais e seus valores nutricionais, quantidades reduzidas de sal e de gorduras. Estão sendo distribuídos ainda cartazes para serem afixados em bares, restaurantes e supermercados participantes da campanha, além do envolvimento das redes de saúde e da vigilância sanitária local.

Dicas de compra

A Campanha tem como objetivo prestar informações aos consumidores sobre quais itens observar na hora da compra. O peixe fresco, por exemplo deve possuir pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes e salientes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as guelras devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade; odor característico e não repugnante.

A conservação será outro ponto em destaque para os consumidores. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça. Nunca se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente. Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo. Os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.