segunda-feira, 14 de maio de 2012

Feira do Peixe Popular atrai consumidores em Belém e Ananindeua






 
Muita gente acordou cedo neste sábado (12) para comprar peixe a preços bem populares em Belém e Ananindeua, na Feira do Peixe Popular, promovida pelo Estado, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq). Na capital, a feira ocorreu na Central de Abastecimento (Ceasa), onde peixes e frutos do mar eram vendidos com até 40% de desconto desde às 4 horas da manhã. No município vizinho a Belém, o ponto de venda funcionou desde às 8 horas ao lado do ginásio João Paulo II, conhecido como Abacatão.

Na Ceasa, a feira ocorreu em parceira com os permissionários da própria central. Eles ofereceram duas toneladas de pescado, camarão, lula e outros frutos do mar a preços bem em conta para o consumidor. Rafael Oliveira aproveitou para chegar cedo, antes mesmo das 8h, e garantir o ingrediente para o almoço do final de semana todo. “Comprei dois quilos de sardinha fresca. Além do preço, o atendimento está muito bom. Aqui dá para comprar camarão e até lula bem barato”, disse.

Izumi Nishida coordenava a venda em uma das barracas da feira. Ele afirmou que a Feira do Peixe Popular é uma oportunidade para o produtor divulgar o seu trabalho e, claro, incentivar o consumo de pescado e de frutos do mar na população. “Aqui conseguimos oferecer pescado com até 40% de desconto. O consumidor compra mesmo, principalmente quando vê a variedade que oferecemos. Temos desde o camarão fresco e o salgado, até Salmão, Anchova, Gurijuba, Gó”, ressalta Nigashi. Esta é a segunda vez que a Feira do Peixe Popular ocorre na Ceasa, a primeira, segundo informações da coordenação de mercado da central, foi na Semana Santa, quando a parceria com os permissionários para a redução de preços começou.

Mas os preços do pescado também foram reduzidos em Ananindeua, onde a feira foi instalada no ginásio do Abacatão. Neste ponto, pelo menos quatro toneladas de pescado, em dez variedades, foram colocadas a venda desde às 8h. A dona de casa Maria Raimunda Ferreira disse que comprou tudo o que pretendia e ainda economizou. Na sacola tinha Dourada, Pescada e Xaréu. “A gente compra peixe bom, com preço excelente. Comprei logo para a semana toda. Faz bem comer peixe, é saudável e todos adoram lá em casa”, contou. Além de peixe, a população de Ananindeua também pode comprar caranguejo vivo a R$ 1,00 a unidade. Mauro Afonso não resistiu a oferta e comprou 20 unidades do crustáceo para o almoço deste sábado. “A gente não compra caranguejo a esse preço assim, com facilidade. Na feira normal o preço custa, no mínimo, R$ 4,00 a unidade”, comparou o consumidor.

O técnico em gestão de pesca e aquicultura da Sepaq, Thiago Oliveira, destacou que a Feira do Peixe Popular é uma iniciativa que resulta da parceira que o Governo cria com os produtores e com as empresas de pesca, “por isso é possível ofertar tantos produtos a preço bem popular”. Segundo ele, todos os meses serão realizadas as feiras para estimular a população a consumir peixe. “A ideia é trabalhar também com o peixe vivo, assim como fazemos na Semana Santa. Mas estamos viabilizando a parceira com os produtores”.
Texto:
Thiago Melo - Secom
Fone: (91) 3202-0912 / (91) 8411-1391
Email: thiagomelo@agenciapara.com.br
Fotos: Ronei Pizate
Email: roneipizate@gmail.com