segunda-feira, 14 de maio de 2012

UFPA lança projeto para regularizar a salga de peixes paraenses

O peixe salgado no Pará deverá ganhar uma atenção especial nas suas etapas de preparo. Isso porque já está pronto o projeto “Peixe Salgado do Complexo Ver-o-Peso”, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que visa orientar os pescadores e manipuladores artesanais para as regras de higiene da Vigilância Sanitária. A ideia é atender as exigências dos órgãos de fiscalização do mercado, que muitas vezes apreendem quilos de peixes salgados pela má qualidade do produto.

 
Padronizar o ato de salgar o alimento é a meta principal do projeto. No total, serão 15 mil pessoas do segmento envolvidas em capacitações técnicas. O plano, junto com o calendário - que tem previsão de início em janeiro de 2013 e término em dezembro do mesmo ano - já foi aprovado pela UFPA e agora segue para a aprovação do Ministério da Educação (Mec).

 
O projeto visa, ainda, fazer com que o produto final chegue nos pontos de venda embalado e com rótulo de informações, como as bases nutricionais e o tipo de salga utilizada (se o peixe foi só salgado ou se foi salgado e seco). A Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) aprovou a ideia e se mostrou à disposição para qualquer apoio. “Vamos aceitar esse desafio. Uma das nossas principais metas é colocar um produto de qualidade na mesa da população paraense”, destacou o secretário Henrique Sawaki.

 
Titular da promotoria do consumidor, Marco Aurélio Nascimento aprovou a iniciativa, assim como a própria categoria, que não quer mais ver os seus peixes apreendidos. “A dificuldade de constatar a boa qualidade do peixe salgado é muito grande. Por isso é importante essa regularização. Hoje é muito difícil uma grande mercadoria de peixe salgado não ter problemas com a vigilância sanitária”, afirmou o promotor. “Parabenizo esse trabalho, pois é preciso olhar tanto para a economia, quanto para o consumidor. O trabalhador precisa ser o alvo do projeto”, ressaltou o presidente da Associação dos Feirantes de Belém, Raimundo Oliveira.