quarta-feira, 2 de maio de 2012

Secretarias de Educação participam de pesquisa sobre consumo de pescado nas Escolas


Prazo para a pesquisa do MPA na Internet agora vai até dia 31 de maio

O pescado é um alimento nobre, saudável e recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Por isso, a sua inclusão na dieta infantil deve ser estimulada.
Para que ocorra esta mudança no hábito de consumo na população brasileira, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) desenvolve uma pesquisa na Internet, desde o último dia 19 de março, com nutricionistas e responsáveis técnicos pela alimentação escolar de escolas públicas federais, estaduais e municipais.
A pesquisa irá conferir a participação do pescado na dieta das crianças e jovens da rede pública de ensino. E entender os problemas que impedem ou dificultam a oferta deste alimento durante as refeições.
Segundo o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o objetivo do governo federal é desenvolver, após o “raio X do setor”, políticas públicas bem definidas que estimulem desde cedo os jovens a consumirem pescado. “Queremos que a escola não apenas ensine disciplinas como o português e a matemática, mas também hábitos saudáveis como o consumo de pescado, que poderão continuar por toda a vida”, destacou.

Participação

O questionário no site do Ministério da Pesca e Aquicultura já foi respondido por mais de 1.100 nutricionistas ou responsáveis pela alimentação escolar, adianta Mariana Pereira de Mello, Coordenadora Geral de Comercialização do MPA.
Segundo ela, o prazo para a entrega dos questionários foi ampliado até o próximo dia 31 de maio, para que todas as regiões do País estejam bem representadas no universo da pesquisa.
Até o momento, a maior parte dos questionários enviados é proveniente das regiões Sul e Sudeste. Os estados mais participativos, até o momento, foram Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
“Precisamos mobilizar ainda mais estas regiões, que concentram boa parte da população brasileira, como também incentivar fortemente as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a manifestarem a realidade alimentar nas escolas, em benefício de todas as suas crianças”, diz Mariana Mello. Ela entende que as autoridades estaduais e municipais de educação podem mobilizar o seu corpo técnico para atender à convocação do Ministério.
O preenchimento do questionário pode ser respondido com facilidade e comodidade no endereço eletrônico www.mpa.gov.br, Pescado na Alimentação Escolar, por meio do link http://sisform.mpa.gov.br/limesurvey/.
Fonte: Site MPA



..