quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sepaq investe em capacitação para mulheres

Nesta semana, foi realizada na comunidade de Aranai, município de Cachoeira de Arari, a continuidade dos trabalhos referentes ao projeto de autonomia econômica das mulheres pescadoras. O evento aconteceu na sede da colônia de pescadores Z-40 e contou com a presença de 20 mulheres pertencentes às comunidades de Chipaiá, Urubuquara e Caracará. O trabalho teve a orientação da secretária de políticas públicas para mulheres, Suzete da Luz da Silva. A servidora Chirle Rodrigues falou da importância do projeto como forma de potencializar o saber local dessas mulheres e, consequentemente, gerar fonte de renda. Na ocasião, ainda foram ministradas pelas técnicas da Sepaq Edna Cristina Brelaz (socióloga) e Roose Rosa (economista) palestras sobre os temas ‘Organização social e empreendedorismo’.

Anteriormente, nos dias 17 e 18 deste mês, em parceria com a Associação Ambientalista de Marapanim e a pedido do grupo de mulheres catadoras do Sarnambi da comunidade de Vila Camará, foi realizado um ciclo de palestras sobre os temas Organização social e Empreendedorismo. A Sepaq conseguiu reunir um grupo de 30 mulheres para falar sobre a importância do trabalho em grupo e a necessidade de se fazer organizar socialmente para obter benefícios. As palestras foram ministradas pelas técnicas da Sepaq Edna Cristina Brelaz (socióloga) e Roose Rosa (economista), intercaladas com dinâmicas que tiveram por objetivo fortalecer no grupo a ideia de manterem-se unidas em prol de objetivos comuns.

O evento veio acompanhado das apresentações do Projeto Orla, que trata do Plano de Gestão Integrada-PGI do Governo Federal. O resultado do encontro implicou na absorção do trabalho de capacitação que a Sepaq realiza ao projeto da Associação Ambientalista de Mulheres Catadoras de Sarnambi da Vila Camará, bem como a sua vinculação ao Projeto Orla do Governo Federal.