quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mortandade de peixes por causa de esgoto

Esgoto “in natura” causa estragos ambientais em Rondonópolis MT

Fonte: 24 Horas News e Gazeta MT por Redação
Imagem: Reprodução
TVCA



Um novo derramamento de esgoto sem tratamento atingiu no Córrego Bambu, em Rondonópolis, cidade mais importante do Sul de Mato Grosso. O córrego desagua no Rio Vermelho, que, recentemente, foi palco de um dos maiores desastres ambientais de sua história, com o derramamento de 65 milhões de litros de esgoto “in natura” pela empresa Saneamento Ambiental de Rondonópolis, a Sanear. No Córrego Bambu a situação se agravou com a mortandade de alevinos e peixes em grande quantidade. A coloração da lagoa que se tornou negra.
Conforme técnicos do Sanear que estiveram no local, o esgoto está saindo de uma galeria de água pluvial, o que indicaria que vieram de ligações ilegais de esgoto na rede pluvial. Um dos técnicos, afirmou que chegou a pesquisar a compra de um aparelho que identifica as ligações irregulares, mas o Sanear descartou a possibilidade em função do alto custo do aparelho, já que a situação se arrasta por mais de dez anos, mas em intensidades bem menores.
Segundo o diretor do Sanear, a compra do aparelho será estudada imediatamente. "Veremos se existe orçamento próprio para esta compra, caso contrário, buscaremos auxílio da Prefeitura e até mesmo do Estado. Temos que evitar que situações como estas continuem ocorrendo, pondo em risco a fauna e a flora da região e do Pantanal", afirmou.
Fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estiveram no local para realizar coletas de amostras para análises. Um dos fiscais confirmou a evidência de mortandade de peixes em uma lagoa que serve como reprodução.
De acordo com o pescador Emerson da Silva Justino, em várias ocasiões, nos últimos dez anos, ocorreram situações parecidas, inclusive, durante o período da Piracema, quando os peixes utilizam a lagoa para reproduzir. Entre os peixes encontrados mortos ao longo do córrego, alguns mais resistentes, como o cascudo, não resistiram ao despejo do esgoto.
Revista IPesque