quarta-feira, 16 de maio de 2012

Iscas artificiais: conheça a história deste maravilhoso invento


Imagem: Sugoi Big Fish
Portal

Iscas artificiais são artefatos usados na pesca de várias espécies de peixes, que vivem em água doce (rios, lagos, açudes, pesqueiros e represas) e em água salgada (mares, mangues, estuários, costões, baías e enseadas).
Um dos precursores na fabricação de iscas artificiais foi o finlandês Lauri Rapala. Com dificuldades para conseguir iscas naturais e observando o comportamento dos peixes que usava como isca, resolveu esculpir em madeira uma réplica que acabou servindo perfeitamente ao seu intento. Foi no ano de 1936 que Lauri iniciou a produção de suas iscas artificiais.
A primeira isca artificial da marca Rapala, a Floater Original, foi desenvolvida a partir de muita observação. Lauri percebeu que os peixinhos feridos, agonizando em meio ao cardume, eram presas atacadas de modo certeiro pelos predadores. Seu invento fabricado de cortiça, envolto em papel alumínio de queijo e chocolate, recoberto de negativos de filmes derretidos (como uma alternativa barata para o verniz laca), reproduziu exatamente o "nado" dos peixinhos feridos e se tornou uma das iscas artificiais mais eficientes de todos os tempos. É até hoje uma das mais vendidas pelo mundo.
As iscas artificiais são confeccionadas com vários tipos de materiais. Madeira balsa, plástico, chumbo, silicone, borracha, metais, espuma, E.V.A., cedro, molongó, cortiça, pelos de animais, penas, materiais sintéticos, ou mesmo a combinação destes, estão entre as muitas matérias primas usadas. Atualmente, o destaque fica por conta do plástico ABS que é mais barato (reduzindo o custo final do produto) e permite um acabamento mais rico em detalhes.
De acordo com seu modelo, a isca artificial apresenta um tipo de ação, a fim de reproduzir o comportamento natural da presa preferida de cada espécie de peixe.
As iscas artificiais reproduzem: outros tipos de peixes, frutas, vegetais, ovas de peixes, insetos, pequenos mamíferos, invertebrados (minhocas), crustáceos e pequenos répteis. São eficientes na pesca de espécies de peixes predadores.
Fontes:
http://peska.com.br/novopeska/iscas-artificiais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isca_artificial
http://en.wikipedia.org/wiki/Lauri_Rapala