quarta-feira, 25 de abril de 2012

Alimentos alérgenos, como peixe, devem ser acrescentados aos poucos na rotina alimentar da criança

Fonte: Gazeta Online por Daniella Zanotti
Imagem: Reprodução
Gazeta Online



O desejo de todo pai é que o filho cresça com uma saúde de ferro, longe de resfriados, febres e outros males que podem surgir infância. Mas não é preciso receitas mágicas nem superstições para que o seu pequeno cresça de forma saudável. Alguns hábitos e cuidados simples na rotina podem dar uma reforçada na saúde do seu filho, com resultados bem duradouros.
Para começar, não abra mão do leite materno até os 6 meses. Esse é o alimento mais completo que a mãe pode oferecer ao filho. A pediatra Isabel Cristina Carvalho Machado afirma que só o leite materno é capaz de suprir todas as necessidades de nutrientes e sais minerais do bebê. "A criança recebe os anticorpos da mãe por meio do leite, protegendo o bebê de infecções gastrointestinais e respiratórias", explica a pediatra.
Uma alimentação variada também é fundamental para que seu filho cresça saudável. A inclusão de novos alimentos na dieta do bebê deve acontecer a partir do 6º mês. Carnes vermelhas, por exemplo, oferecem nutrientes importantes para o desenvolvimento das crianças e são absorvidos facilmente pelo organismo.
"A carne precisa ser bem molinha e acompanhada por um purê de batatas, por exemplo. Além disso, o alimento deve ser amassado com o garfo e não ser colocado no liquidificador, já que o aparelho estraga as fibras e compromete a qualidade das proteínas", alerta a médica. É importante incluir também vegetais verde-escuros, vermelhos e laranjas, para garantir as vitaminas A e D.
Já os alimentos considerados alérgenos, como o ovo, peixe, amendoim e cereais, devem ser acrescentados aos poucos na rotina alimentar da criança, e sempre com o acompanhamento do pediatra. Esse cuidado diminui o risco de reações alérgicas.
Brincar ao ar livre também é outro segredo das crianças saudáveis. O contato com a natureza auxilia a formação de anticorpos que são benéficos no mecanismo de defesa do organismo, além de aumentar a produção de vitamina D com a exposição solar. "Faz bem para a musculatura, para as articulações e para fortalecer os ossos", ressalta Isabel.
Além disso, as crianças precisam estar preparadas para os passeios em locais públicos, ou seja, as primeiras vacinas devem estar em dia. O calendário brasileiro de vacinação é um dos mais completos do mundo. Por isso, deixar de proteger o seu filho está fora de questão.

Hábitos que protegem

Indispensável: Amamentação com leite materno até os 6 meses

Colabora para a formação do sistema imunológico da criança; previne muitas doenças, como alergias, obesidade, anemia, intolerância ao glúten, entre outros. Novas pesquisas mostram que as crianças amamentadas com leite materno crescem e ganham peso mais devagar, o que ajuda a prevenir o excesso de peso

Mais saúde: Alimentação variada

Seguir uma dieta rica em nutrientes garante que o estado nutricional da criança se mantenha dentro do esperado, nem abaixo nem acima. Por meio de uma alimentação variada, a criança consegue suprir todas as suas necessidades de ferro, proteína, cálcio, fibras, vitaminas e minerais, e o sistema imunológico também fica protegido

Sempre em dia: Tomar vacinas

Ao manter a caderneta de vacinação da criança em dia, você garante não apenas a saúde dela, mas da população ao redor, e ajuda a diminuir a mortalidade infantil. O calendário de vacinação é calculado para proporcionar proteção máxima ao bebê. Atrasos, inclusive nos reforços, deixam a criança desprotegida. Adiantar a vacina também não é recomendado se o sistema imune ainda não estiver maduro

Imunidade alta: Brincar mais ao ar livre

É dessa forma que seu filho vai ter contato com o sol - para aumentar a produção da vitamina D no organismo - e até com novas bactérias que vão ajudá-lo a fortalecer o sistema imunológico. O contato com a natureza, a possibilidade de estar ao ar livre e as brincadeiras saudáveis em ambientes apropriados devem ser sempre estimulados

Horário para tudo: Dormir bem

Uma boa noite de sono é fundamental para o seu filho estar disposto. Só que, para isso, ele precisa ter uma rotina saudável, o que inclui horários para comer, dormir, estudar, praticar atividades físicas. Isso tudo vai impactar diretamente na saúde da criança. Vale reforçar aqui que estudos já mostraram que a privação de sono aumenta o risco de obesidade

Higiene: Lavar as mãos

Lavar as mãos com água e sabão é uma das formas de evitar o contágio de doenças infectocontagiosas. Segundo a Unicef, no Brasil, lavar as mãos, principalmente após usar o banheiro, antes de comer e depois de brincar ao ar livre, ajuda a reduzir em mais de 40 os casos de doenças diarreicas, e em quase 25 os casos de infecções respiratórias. Por isso, ensine seu filho desde cedo.
Revista IPesque