sexta-feira, 13 de abril de 2012

Peixes mortos em Jurerê

Hipótese de descarte de algum barco pesqueiro que esteve na região
Fonte: Diário Catarinense por Redação




                                           Imagem: Reprodução  Agencia RBS por Roberto Scola



Peixes mortos estavam espalhados pela Praia de Jurerê nesta manhã.

Hipótese é que animais sejam fruto de descarte de embarcação pesqueira. Quem passou pela Praia de Jurerê na manhã desta quinta-feira viu uma cena diferente. Peixes mortos estavam espalhados pela areia e o mau-cheiro tomava conta da região, incomodando os banhistas. De acordo com Luis Otávio Frota da Rocha, chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) de Anhatomirim, é provável que os animais tenham sido descartados por algum barco pesqueiro que esteve na região.
 Existem vários motivos para aparecerem peixes mortos na praia. Pode ser descarte de alguma embarcação de pesca, de uma espécie que não tem tamanho suficiente ou que não interessa comercialmente — explicou Rocha.
Atualmente, é época de defeso do camarão, ou seja, a pesca do animal com o uso de rede de arrasto está proibida do dia 31 de março até 31 de maio. Para impedir a prática ilegal, a APA tem patrulhado a região regularmente e, na semana passada, um navio maior permaneceu por uma semana na região com o objetivo de intensificar a fiscalização.
 A pesca costuma acontecer durante à noite. Não só para tentar burlar a fiscalização, mas também porque o camarão está disponível durante à noite. De dia, ele se esconde na lama. Nós estamos fiscalizando regularmente, mas, às vezes, acontece de um barco conseguir realizar a pesca — relata Rocha.
Ainda segundo o chefe da APA, a limpeza da praia é de responsabilidade da prefeitura e os peixes descartados não podem ter outra destinação.
Revista IPesque