quarta-feira, 18 de abril de 2012

MPA participa de reunião da Rede de Aquicultura das Américas

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, participa a partir desta quarta feira, 18, da Reunião da Rede de Aquicultura das Américas (RAA), que será realizada em Manágua, capital da Nicarágua. Durante o evento será formalizado o acordo Constitutivo da RAA e discutida propostas de trabalho para os próximos anos.
O ministro integra a reunião na condição de Presidente do Conselho de Ministros e de Chefe da Delegação do Brasil. Crivella iniciou a agenda em Manágua dia 17/04, ao participar de um encontro com o embaixador do Brasil na Nicarágua, Flávio Macieira, membros da delegação e da comunidade brasileira.
Após a ratificação do acordo pelos estados membros, a Rede de Aquicultura das Américas atuará como um organismo intergovernamental de cooperação regional e adesão voluntária, baseado nos princípios de transparência, equidade, compromisso e responsabilidade social e ambiental.
A Rede propõe-se a contribuir para o desenvolvimento sustentável e equitativo da aquicultura, através da cooperação regional dos países das Américas, enfatizando os aspectos sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e ambientais. As áreas prioritárias da Rede compreendem: políticas públicas; inoquidade e rastreabilidade; sanidade; economia e mercado; aspectos de pesquisa e desenvolvimento; formação de recursos humanos; transferências e validação tecnológicas; aspectos ambientais.
Entre os objetivos da RAA estão o de providenciar e disseminar informações a respeito de sistemas de produção aquícola, com o objetivo de transferir tecnologias; capacitar pessoal para planejar, organizar e fomentar a aquicultura; estabelecer um sistema de informação regional para prover instruções adequadas para a gestão aquícola; promover o intercâmbio de pessoal e de tecnologias; realizar quaisquer outras atividades relacionadas que estejam de acordo com a missão da Rede, assim como atividades aprovadas pelo Conselho de Ministros da RAA.
Fonte: site do MPA