sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ministério defende desoneração fiscal para alavancar produção nacional de pescado

O ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, se encontrou com representantes do setor pesqueiro nacional, em Brasília, para detalhar e completar informações que possam fundamentar, junto ao Ministério da Fazenda, a desoneração da cadeia produtiva do pescado. Estas informações consolidadas serão encaminhadas pessoalmente nos próximos dias aos especialistas do Ministério da Fazenda, pelo secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Átila Maia.
Crivella entende que os diferentes setores ligados ao setor produtivo do pescado, como indústrias de ração e de beneficiamento, bem como de equipamentos especializados, devem ser beneficiados com isenções fiscais e outros incentivos, a exemplo do que ocorre em outros segmentos da economia. As medidas fariam parte do programa Brasil Maior, de incentivo ao crescimento econômico, da presidenta Dilma.
Embora seja hoje importador de pescado para conseguir suprir toda a demanda interna, o Brasil tem condições naturais para não só atender ao consumo doméstico quanto para se tornar um grande exportador. O País possui recursos hídricos e clima favorável à atividade, além de um ambiente propício à produção de ração e equipamentos especiais, com aço e outras matérias-primas já existentes no País. A alavancagem do setor ajudaria a movimentar a economia, a gerar grande número de empregos e a popularizar um alimento saudável na mesa do brasileiro.
Crivella, que já havia anunciado o seu empenho em tornar o peixe mais barato, lembrou na reunião com os representantes que a união de todos será fundamental para o aumento da competitividade do setor no mercado.