segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sepaq em destaque no Blog da UFPa


Aconteceu na manhã do sábado,31/03/2012, na Sede da Associação dos Usuários da RESEX de São João da Ponta - MOCAJUIM, a continuação das atividades de planejamento das ações do Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental – GEPPAM, do Curso de Geografia da UFPA. O grupo de co-gestão que trabalha com parcerias integradas UFPA/ICMBIO/PREFEITURA E LIDERANÇAS LOCAIS, visando a solidariedade e vivência. Na oportunidade acompanhamos a apresentação do tema: “Atividades de Educação ambiental” ministrado pela Profª Carmena França (UFPA). Sua abordagem retratou sobre a articulação entre a Disciplina Educação ambiental e a realidade vivida pelos moradores de São João da Ponta, onde apontou estratégias de Pesquisa e Ensino como parte da metodologia. Estavam presentes no evento alunos e professores do curso de Geografia da UFPA, pescadores e lideranças locais, ICMBIO e técnicos da Secretaria de Pesca e Aquicultura – SEPAq.
Podemos compartilhar também de alguns problemas existentes a serem trabalhados na área de São João da Ponta e que de forma direta e indireta interferem nos manguezais: Assoreamento do Rio Açu e represamento e morte das áreas de várzea; Recuperação dos igarapés (paisagem); Assoreamento do Igarapé São Vicente; Preservação das aves e das ostras; Questão do lixo no mangue – destinação do lixo. Os alunos do GEPPAM serão tutores de cada comunidade a fim de ajudar na solução dos problemas evidenciados. As comunidades com tutoria e seus respectivos representantes estão abaixo relacionados:
A discussão temática foi de suma importância como forma de aprofundar o olhar sobre o trabalho desenvolvido no município, se considerarmos que se trata de uma região rica em sua biodiversidade. Logo, não podemos desconsiderar tais fatores. Na oportunidade pudemos também compartilhar do trabalho de Logística do transporte do caranguejo -uçá da Secretaria de Pesca e Aquicultura – SEPAq apresentado pelo Técnico Engenheiro de pesca Átila Brandão, oportunidade que a SEPAq teve para divulgar o trabalho que desenvolve na área junto a professores, alunos do curso de Geografia da UFPA e demais presentes na reunião.
Todas estas atividades são frutos das demandas comunitárias da RESEX Marinha de São João da Ponta, tendo o apoio a Associação dos Usuários da RESEX de São João da Ponta- MOCAJUIM, e da Equipe de gestão da RESEX , no estabelecimento de parcerias , com GEPPAM/UFPA e da Secretaria de Pesca e Aquicultura – SEPAq , Prefeitura Municipal de São João da Ponta e o escritório local da EMATER.
Fotos: Waldemar Vergara Filho (ICMBIO), Cristina Brelaz (SEPAq) e Equipe GEPPAM.