terça-feira, 17 de abril de 2012

O Instituto da Pesca

No último dia 8 de abril, o instituto comemorou 43 anos fortalecendo a cadeia produtiva do pescado

Fonte: Instituto da Pesca por Antonio Carlos Simões
Imagem: Divulgação

Ele foi criado pelo Decreto 51.650, de 8 de abril de 1969, tendo como principal propósito gerar, adaptar e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos para os agronegócios da pesca e aquicultura, assim possibilitando o uso racional dos recursos aquáticos. São atribuições do Instituto de Pesca: I - efetuar pesquisa para o desenvolvimento das cadeias de produção da pesca e da aquicultura, buscando inovações tecnológicas a fim de promover a produtividade, qualidade e diversidade de recursos aquáticos; II - realizar pesquisas de desenvolvimento sustentável visando à preservação da potencialidade dos recursos hídricos; III - identificar e manter o patrimônio genético de espécies, raças e linhagens de animais aquáticos de interesse socioeconômico; IV – contribuir para o desenvolvimento regional sustentável dos agronegócios.
Uma característica marcante do Instituto de Pesca nestes 43 anos é o diálogo que sempre manteve com o setor produtivo nas áreas da pesca marinha e da aquicultura, explica o pesquisador científico Edison Kubo, diretor da instituição. Diálogo que, com base em estudos científicos, resulta em benefício econômico e social para o país, complementa.
Em seus experientes 43 anos, o IP vem cumprindo sua função de, a partir da difusão do conhecimento especializado e orientação técnica, promover a integração dos diferentes setores do segmento da pesca, através de parcerias com órgãos normativos e o setor produtivo, por exemplo, para subsidiar e alavancar várias iniciativas de desenvolvimento da atividade pesqueira, sempre com foco na segurança alimentar e na sustentabilidade do ambiente, diz o diretor.
O Instituto de Pesca vincula-se à APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Originou-se, em 1969, do então Instituto de Pesca Marítima, que funcionava no prédio onde hoje está instalado o Museu de Pesca, na Ponta da Praia, em Santos.